GRUPOKABRA

Total de visualizações de página

sábado, agosto 23, 2008

HOMENAGEM A FRED SVENDSEN

Fred Svendsen é homenageado no décimo Salão de Novos Artistas

A dimensão do painel pode não ser a maior atualmente a representar as paisagens paraibanas, mas o quadro expressionista Latitude 34, do artista plástico paraibano (com descendência dinamarquesa, segundo ele mesmo) Fred Svendsen merece ser considerado uma das obras mais importantes no cenário das artes do estado. Medindo dois metros de altura por seis de comprimento, Latitude 34 foi desenvolvido em 2006 junto a um projeto que visava estimular as artes plásticas com os alunos da rede pública de ensino, pois o processo de criação do quadro poderia ser acompanhado de perto por eles. Concluído em abril do mesmo ano, Latitude 34 é desde então considerado uma das obras mais relevantes a representar a Paraíba, condensando o estado todo em um só quadro.
O Salão dos Novos Artistas Plásticos – SNAP - desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio da Paraíba, em sua décima edição, que ocorre entre os dias 9 e 20 de setembro, faz uma homenagem ao artista Fred Svendsen. Além da homenagem, o artista ministrará uma oficina de Nanquim Sobre Papel, e participará da Série Depoimentos, uma entrevista realizada pelo SESC com os nomes que ajudam a construir cultura paraibana. Além disso, durante a realização do evento, seu painel Latitude 34 estará exposto na Área de Lazer do SESC Centro, onde os visitantes poderão conferir esta marca cultural do estado.
Para a Oficina e a Série Depoimentos, Fred pretende mostrar toda sua experiência nas pesquisas de domínio psicológico da forma plástica na arte. “O expressionismo é a arte do instinto, uma pintura dramática, subjetiva, que expressa os sentimentos humanos. Utilizo cores poéticas, na forma plástica em que o artista deforma a figura para ressaltar o sentimento. Nesta escola, predominam os valores emocionais sobre os intelectuais. Na escola expressionista existe também uma preferência dos artistas pelo patético, trágico e sombrio”, exemplifica o artista.

Nome Nacional
Fred Svendsen iniciou sua carreira em 1976, como ilustrador do suplemento literário Correio das Artes. Entre os inúmeros cargos foi desenhista do Departamento de Arte do Jornal A União, curador da VII Paixão de Cristo em Art-Door (1994). Vice Presidente da Associação de Artistas Plásticos Profissionais da Paraíba, Idealizador do Projeto "Um Artista na Escola" executado pela Fundação Cultural de João Pessoa em 1996, professor de desenho na Fundação Espaço Cultural de 1983 a 1990.
Tem obras em importantes instituições culturais como: Museu de Arte Assis Chateaubriand, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte de São Paulo, Fundação Pierre Chalitta, Núcleo de Arte Contemporânea e Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba, Revista Manchete - Museu da Bloch Editores, Fundação Cultural de João Pessoa. Agraciado com: Prêmio capa da Listel (1989); Prêmio Domingos Sérgio (1993); II Troféu Imprensa (1999).

X Salão dos Novos Artistas
O X SNAP será realizado no período de 9 a 20 de setembro, onde novos artistas plásticos terão a oportunidade de mostrar seus talentos através da fotografia, pintura, desenho, instalação, gravura e escultura. As inscrições para a seleção de obras, palestra e oficina encerram-se no dia 30 de agosto, e a seleção das obras que ficarão expostas no projeto ocorrerá no dia dois de setembro. A abertura oficial acontecerá na terça, nove de setembro, às 19h, na Área de Lazer do SESC Centro. A oficina Nanquim Sobre Papel ocorrerá no período de 15 a 17 de setembro, das 14h às 17h, e a Série Depoimentos com o artista acontecerá no dia 17, às 17h. Além de Fred Svendsen no projeto, o artista e professor Robson Xavier ministrará uma palestra com o tema Arte Contemporânea no Ensino das Artes Visuais, no dia 19 de setembro, às 14h, no mini-auditório da Unidade.
O SESC localiza-se na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3208-3158.

Um comentário:

Carlos Silva disse...

Pq o Salao dos Novos ficou tanto tempo sem acontecer?