GRUPOKABRA

Total de visualizações de página

quinta-feira, abril 01, 2010

ESTA MATÉRIA, COMO AS IMAGENS FORAM RETIRADAS DO SITE DA ENERGISA, RELATIVO A MINHA MOSTRA NA EMPRESA QUE ACABOU AGORA DIA 31 DA MARÇO.







16 de março de 2010





Pernas compridas desproporcionais ao corpo, cabeças ovais, pele verde, dentes de fera, olhos esbugalhados. A deformação humana representada pelo artista plástico Fred Svendsen vem chamando a atenção de colaboradores e visitantes do Hall de Exposições Energisa. A mostra é uma junção de duas outras exposições do artista: uma de desenhos sobre borracha e outra de objetos de parede e esculturas.As peças em exposição intrigam os observadores pelas formas, aparentemente, não-humanas e causam, muitas vezes, um sentimento de repugnância e até medo, conseguindo, assim, atingir o seu objetivo expressionista. “Para mim, elas demonstram a interpretação de um universo paralelo em que saímos de homens para criaturas, e nessa mensagem é evidenciada nossas formas agressivas de reação de raiva, de surpresa, enfim, de situações do dia a dia”, comenta Fábio Cordeiro, Analista Comercial da Energisa.Já a Assistente Técnica Weruska Medeiros teve reação de repulsão ao olhar pela primeira vez a exposição. “Como todas as mostras do Hall, eu gosto de olhar mais de uma vez, para conseguir captar outras percepções que não foram vistas no primeiro momento. E com a de Fred Svendsen não foi diferente. Na terceira passagem pela exposição, não existia mais esse sentimento de rejeição e fiquei encantada pela geometria, pelas características humanas em seres tão estranhos e os olhares expressivos, como se adquirissem vida”. O expressionismo é assim mesmo, uma arte do instinto. Trata-se de manifestações dramáticas, subjetivas, mexendo com os sentimentos. Utilizando cores irreais e com isso, proporciona forma plástica ao amor, ciúme, medo, solidão e a miséria humana. O sentido de deformar a figura é ressaltar o sentimento. E é essa uma das características do estilo expressionista: predominar o emocional sobre o intelectual. Na Paraíba, Fred Svendsen encontrou, com muita originalidade, essa forma de se expressar. Representante da geração 70 da arte paraibana, com seus 38 anos dedicados às artes visuais, o renomado artista tem obras nos mais importantes museus do país e já expôs em boa parte do exterior. Em agosto de 2009, o artista plástico também esteve na Usina Cultural Energisa, com uma coletiva de grande sucesso de público e crítica.

Serviço:Hall de Exposições EnergisaBR-230, Km25 – Cristo Redentor – João Pessoa – PBPABX: (83) 2106-7000Exposição de 1 a 31 de março de 2010De segunda a sexta-feira, de 7h30 as 17h30Atelier: Rua José Dionísio da Silva, 293Jardim Universitário João Pessoa – PBFone: (83) 8819.4621 http://www.svendsen.jpa.com.br/









Nenhum comentário: