GRUPOKABRA

Total de visualizações de página

segunda-feira, julho 02, 2012

O SITE   BABEL DAS ARTES

estacao-das-artes-escultura-fred-svenden

Arte pública em João Pessoa-PB homenageia o maior mamífero da terra

Postado em 30. jun, 2012 por em Artes Visuais
João Pessoa ganha uma nova obra de arte pública: A Baleia, produzida por Fred Svendsen para a Estação das Artes (novo prédio da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes). A escultura foi criada com intuito de homenagear as baleias que ainda visitam a costa paraibana.
O mamífero faz parte da memória dos cidadãos daqui. Até 1986, a principal atividade econômica no litoral era a baleação, realizada por uma empresa nipo-brasileira com sede em Cabedelo. Graças à decisão da Comissão Baleeira Internacional a caça às baleias foi proibida. Muita gente vai lembrar disso e ficar comovido ao se deparar com a obra.
A escultura de seis toneladas é de ferro carbono. O design em curvas é uma clara referência ao estilo de Oscar Niemeyer que projetou o complexo Estação Cabo Branco. O artista escolheu um material perene para que o tempo e a maresia corroessem a obra. Mas para que o processo ficasse um pouco mais lento, optou pela pintura. “Se ela duraria 50 anos, com a pintura passará a viver 70, 80 anos”, declarou ao blog Babel das Artes.
Como fã da própria cidade, Svenden comenta que a homenagem também é para o Cabo Branco. Para ele, um dos locais mais importantes da terra (saiba mais sobre João Pessoa e o extremo oriental).
A cor amarela foi criteriosamente escolhida. Além de estar em harmonia com o complexo Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, a pintura remete ao ouro. “É isso que baleia representa pra nós. Animais dóceis, passageiros da paz. A baleia sai da Noruega para ter seus filhotes na Paraíba. Já pensou o tamanho da nossa responsabilidade?”, diz.
O artista revela que esta talvez seja a maior obra em homenagem a este mamífero ameaçado de extinção.
nova obra pública em joão pessoa paraíba
A escultura de ferro carbono "A Baleia", de Fred Svendsen, tem seis toneladas. O artista explica que as curvas internas da escultura representam o mar.

A Baleia está na Estação das Artes, o novo prédio do complexo Estação Cabo Branco.
Estação Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Av. João Cirillo da Silva, S/N- Altiplano Cabo Branco – João Pessoa/PB – (83) 3214-8303 /3214-8270
Ter. à sex. 9h às 21h. Sáb. e dom. das 10h às 21h


Um comentário:

MA FERREIRA disse...

Ola!!
Parabéns pelo conjunto da sua Obra!
Foi uma honra para mim conhece-lo!
Hoje estarei visitando a Rstação Ciencie...... quero ver de perto a sua criação!

Um abraço cordial,

Ma Ferreirsa